top of page

Você sabe o que é a Reforma Psiquiátrica?



É comum preconceito e discriminação com os pacientes psiquiátricos de modo geral, porém com os pacientes psiquiátricos portadores de transtornos mentais, além da discriminação a forma de tratamento em muitos casos chegava a ser cruel.



Os pacientes eram “tratados” em hospitais psiquiátricos ou nos antigos manicômios. Não raro, estes locais tratavam seus pacientes de forma desumana e tendo por consequência um tratamento ineficiente e pouco resolutivo.


A partir da década de 90 no Brasil tem inicio a Reforma Psiquiátrica que através da Lei 10.216 institui direitos aos pacientes portadores de transtornos mentais, bem como, tratamento humanizado e principalmente visar a reinserção social.



Dia 18/05 é comemorado o dia da Luta antimanicomial e o Hospital Santa Luzia uma das maiores referências em Ala de Saúde Mental em Santa Catarina, desenvolveu diversas atividades com os pacientes e comunidade alusiva a data. Das atividades constaram:


  • Palestras e Rodas de conversa sobre a importância da Reforma Psiquiátrica;

  • A Importância dos CAPS e Comunidades Terapêuticas no processo de reabilitação;

  • Atividade com a Terapeuta Ocupacional;

  • Filme: "O Coração da Loucura" - Nise da Silveira.

  • Entrevista para a rádio local com a presença da psicóloga e Assistente Social do Hospital para discussão sobre: O combate a exploração e abuso sexual do Jovem e Adolescente

Quer saber mais sobre o Filme e se inteirar mais sobre a temática?






30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page