top of page

Internações

Hospital Santa Luzia

high-angle-teacher-child-praying.jpg

Como Procedemos

O paciente será avaliado pelo clínico geral para verificar sua condição geral de saúde. Na sequência, paciente e responsáveis serão acolhidos por um colaborador da ala psiquiátrica que passará as devidas orientações sobre o período de estada e concluirá o processo de internação.

Para pacientes SUS as internações ocorrem mediante agendamento prévio, as 3ª e 5ª feiras no período da manhã.

Internações particulares/Convênio, ocorrem todos os dias mediante agendamento prévio.

Tipos de internação:


- Voluntária;

-Involuntária;

-Compulsória.

Favor consultar os itens "Orientações para Internação" e "Orientações Gerais" ao final desta página.

  • O que é "Internação Voluntária"?"
    A internação psiquiátrica voluntária ocorre quando o próprio paciente decide e concorda que precisa desse tipo de tratamento para poder melhorar a qualidade de vida e o convívio com a sociedade.
  • O que é "Internação Involuntária"?"
    Ocorre quando o paciente está completamente impossibilitado de tomar decisões por conta do transtorno mental e da dependência química. Com isso, médicos, equipe multiprofissional e a família decidem por ele e tomam essa decisão. A internação involuntária e a compulsória só são realizadas em casos extremos, como tentativa de suicídio, psicoses e graves onde o paciente coloca em risco sua vida e dos demais. O Hospital Santa Luzia faz a internação involuntária realizada pela equipe especializada, mediante indicação médica e consentimento da família, seguindo fielmente a regulamentação Legal e Ética determinada pela Portaria 2.391/GM/MS/2002.
  • O que é "Internação Compulsória"?"
    A internação compulsória é bem diferente da involuntária. Nela, quem decide se o paciente vai ser ou não internado é a própria Justiça, por conta de perigos que essa pessoa pode trazer para a sociedade. É muito difícil isso ocorrer hoje em dia. A internação compulsória, praticamente, não existe mais. A internação involuntária e a compulsória só são realizadas em casos extremos, como tentativa de suicídio, psicoses e graves onde o paciente coloca em risco sua vida e dos demais.
  • Orientações para Internação
    Horário de Chegada para internação: até 09.00 h Documentos Pessoais Obrigatórios: CPF, Documento de Identidade válido (RG, Carteira de Trabalho, CNH, Passaporte, Identidade de Classe Profissional), Carlão Nacional do SUS, Encaminhamento Médico e Comprovante de Residência, (Observação: o paciente deve vir acompanhado por familiar e/ou responsável pelo mesmo). Laudo de internação (AIH) preenchido corretamente e todos os campos e SISREG. Material de Higiene: 1 kg de detergente em pó 2 Sabonetes, 2 Cremes Dental (pequenos), 1 Escova Dental 1 Desodorante bastão ou creme sem álcool (não pode ser spray/ aerossol) 4 aparelhos de barbear descartável 1 shampoo, 1 condicionador (opcional), 1 pente ou 1 escova de cabelo Roupas de uso pessoal: (TODAS SEM CADARÇO) Calça, camiseta, bermuda, casaco...(conforme estação do ano) limpas e em bom estado de uso; Calçados: Chinelos e tênis (TODOS SEM CARDARÇO); 2 Tolhas de banho e 2 Tolhas de rosto; Absorventes e fraldas (se necessário); 2 cadeados pequenos; Kit Chimarrão: 4 kg de erva mate, 1 cuia e 1 bomba. Orientar os pacientes a virem com unhas curtas e cabelos cortados. Também em boas condições de higiene pessoal. Gentileza NÃO trazer: Dinheiro; Alimentos; Fumo (proibido fumar durante a internação); Aparelho celular; Perfume; Esmaltes, Cintos, Cadarços, Maquiagens, Joias, Óculos de sol; Roupas degotadas ou curtas; Calcados de salto alto; Bebidas de garrafas pet (será permitido sucos em pó).
  • Orientações Gerais
    Ligações: Quartas-feiras, das 13: O0hs as 15.00hs, após oito dias que o paciente estiver em tratamento (contato 49 3435-1221). Visitas: Terças-feiras, das 14:00hs as 16:00hs, após quinze dias que o paciente estiver em tratamento, apenas duas pessoas adultas. Será realizada revista prévia, os visitantes não poderão entrar com cigarros, avios, celulares, dinheiro, bolsas e ou qualquer pertence não permitido na Clinica. Alimentação: Durante o período de internação o paciente fará 05 refeições diárias devidamente balanceada e supervisionada por nutricionistas. Não é necessário trazer alimento para a internação.
  • Preencher formulário pré-cadastro
    No dia da internação o paciente passará por consulta pelo clínico geral, e entrevista com equipe assistencial (psicóloga, assistente social, enfermeira). Todo este processo é necessário para garantir que o tratamento recomendado seja de fato adequado às necessidades do paciente. Todavia o primeiro passo ao chegar ao Hospital é o paciente fazer o cadastro na recepção. A fim de agilizarmos o processo de internação e liberar o mais rápido possível os profissionais de outras cidades que acompanham o paciente, oferecemos a possibilidade de cadastro prévio. Este cadastro deverá ser feito e validado pela entidade que encaminha o paciente (CAPS, Secretaria de Saúde, Assistência Social, etc.) Embora não obrigatório, recomendamos o preenchimento prévio justamente para tornar o processo de internação mais célere e cômodo a todos. Clique no link abaixo para preencher o formulário PREENCHER O FORMULÁRIO
bottom of page