top of page

Nossa Filosofia

Pare de falar! Comece a fazer!

Inovar muitas vezes implica em mudança de cultura e engajamento da equipe, por isto, que muitas vezes esta jornada não é tão trivial.

Para garantir que a atual filosofia do Hospital não será apenas mais um papel colado na parede diariamente diversas ações são desenvolvidas para garantir a assimilação de 2 pontos cruciais:

  1. Comunicação transversal e fluida da equipe como forma de aumentar o engajamento e quebrar silos;
     

  2. Assistência Interdisciplinar tendo o paciente como centro (Patient Centric Care)

lean-healthcare.jpg

O dia começa no Hospital Santa Luzia com todas as áreas reunidas por não mais de 15 minutos para apresentarem as ocorrências das últimas 24 horas e as informações pertinentes para o dia de trabalho, como por exemplo, as notificações geradas pelas equipes, com objetivo de identificar precocemente a quase falha, promover discussões com as equipes e alinhar as ações de melhorias para os incidentes/eventos adversos ou para que a faxineira comunique o vazamento no banheiro, por exemplo.

18F0F44D-D13E-44FA-8B77-C5C1AD1DB415.jpe

Safety Huddle

O Safety Huddle é um espaço onde todos tem lugar de fala e compartilham aquilo que julgam pertinente para o bom desempenho de suas funções.

O principal objetivo do Safety Huddle é oferecer uma maior  conscientização de segurança entre os profissionais na linha de frente do cuidado, promovendo a cultura de segurança do paciente. Ele também oferece uma maior conexão entre os líderes do hospital.

0FA936E6-9704-43E7-99FC-E3FCA033C489.jpe

Troca de plantão todos juntos e misturados!

No Santa Luzia a troca de plantão da enfermagem e equipe médica ocorre ao mesmo tempo e com a participação de toda equipe assistencial. Desta forma todos os casos são discutidos, cuidados, pontos de atenção comunicados de uma só vez e dúvidas esclarecidas. Mas não leva mais tempo deste jeito? 

Às vezes sim, porém aumenta substancialmente a qualidade da assistência, evita erros de comunicação e minimiza a ocorrência de eventos adversos.

Cadência Semanal

Tomando como modelo a Matriz de Einsenhower os coordenadores de todas as áreas por 2 horas semanalmente para juntos apresentarem suas demandas, necessidades e através destas interações definirem em conjunto as ações prioritárias para o hospital.

importante.jpg

Investimento em Segurança do paciente e Hotelaria

Investir em material de qualidade e com a devida certificação, tais como, cama e colchão é essencial para uma recuperação mais rápida do paciente, além de minimizar os riscos de eventos adversos, por exemplo, lesão por pressão e, igualmente, minimizar lesão dos profissionais de saúde por esforço repetitivo.

quarto.jpg
bottom of page