Tratamentos

Reforma Psiquiátrica

Promulgada em abril de 2001 a Lei Federal 10.216 dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental.

Nesse sentido, a Reforma Psiquiátrica Brasileira, tem o objetivo de desconstruir a ideia de tratar o paciente com o isolamento, e de devolver-lhe o direito ao convívio social e a possibilidade de desenvolver suas subjetividades e cidadania.

A equipe multidisciplinar semanalmente se reúne para através da metodologia denominada “Projeto Terapêutico Singular” discutir individualmente as demandas e necessidades dos pacientes e validar as atividades terapêuticas que devem ser aplicadas com o intuito de evitar a perda de identidade e possibilitar que ao retornar ao convívio de sua família e comunidade o paciente consiga dar continuidade ao tratamento através da rede de apoio mais próxima.

Saúde Mental de Adolecentes

A Internação Psiquiátrica do adolescente é uma ferramenta terapêutica para a contenção e o manejo dos pacientes em momentos de crise, com o objetivo de proteger o próprio paciente, sua família e terceiros dos comportamentos destrutivos causados pelo transtorno mental e/ou dependência química.


Seguimos as diretrizes da Reforma Psiquiátrica, com um modelo de internação breve, trabalhando de forma humanizada, o acolhimento, a proteção e os limites, sempre visando seu retorno ao convívio social

teen_depressed.jpg

Dependência Química

O Hospital  Santa Luzia, Disponibiliza atividades terapêuticas  e tratamentos  que auxiliam na desintoxicação, abstinência, fissura, reabilitação, prevenção da recaída, sempre visando a promoção de hábitos saudáveis e a reinserção social.

Principais Substâncias Causadoras da Dependência Química: Álcool, cocaína, crack, maconha e alucinógenos, medicamentos, nicotina

drug addict.jpg
pacificsolstice-depression-is-not-a-choi

Transtorno Mental

O que é Transtorno Mental?


É uma doença que causa distúrbios leves a graves no pensamento e/ou comportamento, resultando em uma incapacidade de lidar com as demandas e rotinas comuns da vida.


Alguns dos transtornos mais comuns são: Depressão, Transtorno Bipolar, Demência, Esquizofrenia e Distúrbios de Ansiedade, Transtorno alimentar e Transtorno de Personalidade.

tabaco zero.jpg

Clínica Tabaco Zero

O Tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde a principal causa de morte evitável.

Por esta razão, o Hospital Santa Luzia aderiu ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo do INCA. Não é permitido fumar durante o período de internação, porém oferecemos aos pacientes tabagistas acompanhamento durante a internação, medicação para síndrome de abstinência da nicotina e grupos de apoio coordenado por psicólogos com o intuito de reavaliar crenças e hábitos em relação ao tabaco.