top of page

O que é e o que fazer durante uma overdose?


O abuso de drogas provoca alterações no corpo e na mente de uma pessoa. As drogas recreativas, aquelas usadas apenas com a finalidade de obter a sensação de prazer, geralmente atuam no sistema nervoso do indivíduo e o consumo em excesso pode até matar. Neste post, vamos esclarecer o que é overdose e explicar como ajudar um dependente químico nessa situação.

Antes de começarmos, é preciso ter em mente que uma pessoa que se torna dependente química se encontra em uma situação de vulnerabilidade emocional ou social. Apenas inibir o consumo de drogas não será eficaz para promover uma recuperação definitiva.

Assim, compreender o contexto em que vive o paciente e a possível existência de problemas camuflados pelo uso de drogas (transtornos mentais, por exemplo) é essencial para buscar o tratamento adequado.

O que é overdose?

Overdose é uma palavra que vem do inglês e é usada para designar a exposição do organismo a uma dose excessiva de qualquer substância, seja ela uma droga recreativa ou não.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o consumo de drogas mata 200 mil pessoas por ano. A overdose de narcóticos ilegais está entre os principais motivos desses óbitos.

Quando uma overdose ocorre, ela pode ou não causar sintomas aparentes. Porém, as mais agressivas são capazes de provocar a falência dos órgãos vitais — como coração e pulmão —, sendo o principal motivo de mortes entre dependentes químicos.

Ao ser ingerida ou ministrada, uma substância química será decomposta pelo organismo até ser completamente metabolizada. O corpo elimina naturalmente o que sobrou dessa substância após absorver seus nutrientes.

O consumo em excesso de drogas causa uma sobrecarga ao corpo humano, fazendo com que ele não consiga processar esses compostos. Assim, ele chegam à regiões mais sensíveis do organismo com maior potencial para causar danos.

Principais sintomas de uma overdose e como ajudar

Problemas respiratórios e perda da consciência são os principais sintomas de uma overdose. No entanto, eles variam de acordo com o tipo de substância ingerida, a quantidade, a procedência da droga e a própria reação do organismo.

O ideal diante desse quadro é procurar ajuda médica especializada o mais rápido possível. Também é essencial evitar a ingestão de outras substâncias para combater os sintomas ou para fazer com que o organismo elimine a droga por meio de vômitos ou evacuação.

Lembre-se sempre: o tratamento adequado salva vidas e promove uma recuperação muito mais eficaz.

O que fazer para abandonar o vício em drogas

É importante esclarecer que o tratamento de uma pessoa que abusa de substâncias químicas não é fácil. É necessário tempo para desintoxicar o corpo e deixar que ele elimine esses compostos. Também não é raro esse tipo de tratamento exigir acompanhamento psicológico.

O primeiro passo para abandonar o vício é a própria pessoa reconhecer o seu problema. Depois, cuidado, paciência e diálogo aberto são ferramentas essenciais para ajudar um dependente químico e promover uma recuperação eficaz.

Além disso, é igualmente importante procurar ajuda médica especializada. Somente profissionais capacitados poderão dar um diagnóstico preciso e indicar o tratamento adequado para cada caso.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o que é overdose ou qualquer outra questão envolvendo o abuso de drogas? Confira em nosso site tudo o que você precisa saber sobre dependência química. Não deixe de entrar em contato conosco para saber quais são as opções de tratamento ou buscar ajuda.


46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page