top of page

Mascara de Oxigênio, Colaboradores e Setembro Amarelo, qual a relação?




Instantes antes da decolagem são passadas as instruções de segurança para os passageiros. E uma delas é:


“...Em caso de despressurização da cabine máscaras de oxigênio cairão automaticamente. Coloque a máscara sob a boca e o nariz. Em caso de crianças ou dependentes coloque a máscara primeiro em você e depois na criança...”



Aos mais desatentos o fato de colocar a instrução de colocar primeiro a máscara em nós mesmos e depois nas crianças, pode soar como egoísmo e imprudência, todavia, a lógica é totalmente o contrário.


Primeiro precisamos nos colocar numa situação de segurança para depois darmos suporte a quem necessita. Muitas vezes tentamos dar apoio e suporte sem estarmos com condições mínimas para tanto. Desta forma corremos o risco de não darmos o devido apoio ao necessitado como nós também sermos prejudicados.



O mês de setembro ficou conhecido como o mês de prevenção ao suicídio (setembro Amarelo). Porém estudos recentes demonstram que comentar abertamente sobre suicídios e/ou tentativas de suicídios podem acabar por sugestionar e/ou prover caminhos para quem não está bem psicologicamente e/ou já convive com ideias suicidas. De tal forma, que o mês de setembro é o mês ideal para o debate sobre a importância e relevância da temática Saúde Mental.




Muitas vezes, profissionais da saúde são como os passageiros do avião que colocam as máscaras primeiro nas crianças e depois em si próprio. Profissionais da saúde (pode parecer que não), mas são gente como a gente:

São profissionais da Saúde, mas antes de tudo, são pais, filhos, netos, tem parentes, medos, anseios, contas pra pagar, frustrações, dentre outras questões. Os colaboradores do hospital também se incluem neste cenário.




Estarmos atentos e cientes de nossas vulnerabilidades e limites é essencial e deve ser trabalhado constantemente. Razão pela qual ações singelas como esta de durante o expediente fazer uma ação lúdica com fotos escrita “Eu me amo” ajudam consideravelmente na questão da auto estima e no senso de pertencimento.


E em se tratando de saúde mental o lema é: Nós em primeiro lugar!!!

55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page