top of page

Falha de comunicação pode matar!




Quando ocorre algum tipo de incidente envolvendo paciente dentro de um hospital é incorreto chamá-lo de "erro médico". O termo "erro médico" passa a ideia que a falha foi especificamente do médico o que não necessariamente seja verdade. Dentro de um hospital todos são responsáveis em se preocupar com a segurança e bem estar do paciente. Desde a recepção, cozinha, limpeza, assistencial (médicos, enfermeiros, técnicos, farmacêuticos) todos tem suas responsabilidades e obrigações. Voltando ao ponto, quando um incidente envolvendo paciente ocorre a denominação dada é Evento Adverso.


Exemplos de Eventos Adversos:

  • Erro aplicação medicação;

  • Queda paciente da cama;

  • Paciente não identificado adequadamente;



Todo Hospital por determinação do Ministério da Saúde precisa ter um setor denominado "Núcleo de Segurança do Paciente" este setor é o responsável por rever fluxos e processos para através da melhoria contínua prevenir a ocorrência dos eventos adversos.


Mundialmente, cerca de 70% dos eventos adversos são decorrentes de "FALHA DE COMUNICAÇÃO" entre os profissionais que atuam no hospital. Ter comunicação transparente e objetiva é o desafio dos hospitais em geral.



O Hospital Santa Luzia trabalha arduamente na revisão de seus processos para a melhoria contínua do atendimento ao paciente, assim sendo, é um dos poucos hospitais em que a troca de plantão dos médicos ocorre junto com a troca de plantão da enfermagem. Geralmente a troca de plantão dos médicos ocorre em um horário (e somente entre os médicos) e a enfermagem troca em outro horário (somente entre enfermeiros e técnicos). Ao optar em fazer troca única de plantão e com todos participando a probabilidade de alguma informação vital sobre um paciente não ser passada ou exija algum paciente que inspire mais cuidados todos da equipe assistencial estarão devidamente comunicados e agirão com maior assertividade em caso de intervenção.


Pioneiro nesta iniciativa na região (e um dos poucos nacionalmente a fazer) o Hospital Santa Luzia tem a Segurança do Paciente como uma de suas principais prioridades.


560 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page