top of page

24 de Maio dia da Esquizofrenia


Dia 24 de maio é o dia mundial da pessoa com esquizofrenia, Considerada um dos transtornos psiquiátricos mais graves, essa psicopatologia consiste em um quadro de psicose crônico, com presença de delírios, alucinações, desorganização do pensamento, perturbação das emoções e afeto, déficits cognitivos e avolição. Devido o grande prejuízo no âmbito psicológico, biológico, socioafetivo, o paciente com diagnóstico de transtorno esquizofrênico necessita de atendimento multiprofissional, pois em casos mais graves da doença os prejuízos são maiores.

Na Ala de saúde mental do Hospital Santa Luzia, o trabalho de reabilitação cognitiva, de atividades de vida diária realizado pelo Terapeuta ocupacional, a melhora na autoestima e na afetividade por meio de Psicoterapia com Psicólogo e atendimento psicossocial, proporciona ao paciente um processo de reabilitação integral. Dentre os métodos e intervenções utilizados pela equipe, contamos com oficinas de Terapia Ocupacional, onde os pacientes podem expressar suas emoções, trabalhar a coordenação motora fina, melhorando sua socialização e organização das emoções, bem como as funções cognitivas, memória, fala. Nas aulas de educação física, os pacientes melhoram suas funções motoras, também a socialização, pois a esquizofrenia favorece a introspecção e isolamento do paciente devido sintomas positivos da patologia.

Atualmente não se pode mais pensar no tratamento do paciente somente na parte orgânica, principalmente quando se trata de quadros psiquiátricos graves, a exemplo a esquizofrenia. O paciente que é submetido somente ao tratamento medicamentoso, e não com um olhar integral, tende a ter reincidência nas internações, prejudicando cada mais sua autonomia, sociabilidade, sua saúde emocional e psicológica, demandando um tempo maior de reabilitação hospitalar.


49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page