Se tem uma coisa que faz um hospital parar, ter frio no estomago e rezar é a chegada da vigilância sanitária para visita de inspeção. A Vigilância sanitária é o órgão responsável por gerenciar, fiscalizar e permitir através dos alvarás que as instituições funcione. Para que a a vigilância emita o alvará de funcionamento diversos itens e procedimentos precisam ser realizados e comprovados. Praticamente todas as áreas são vistoriadas: Cozinha, sala de emergência, ala de saúde mental, etc.
O Hospital Santa Luzia recebeu a visita da vigilância sanitária Estadual que veio acompanhado da vigilância sanitária municipal. Compuseram a comitiva:
Fiscais Vigilância Sanitária Estadual
Técnica Enfermagem Debora Hentges
Juliana Rucks - Enfermeira
Aline Sikoski - Farmacêutica
Fiscais Vigilância Sanitária Municipal
Eliane Pedroso
É preciso ter medo da Vigilância?
Não necessariamente. Se a instituição segue as diretrizes instituídas ou explica plausivelmente alguma não-conformidade não há nada a temer. O papel do fiscal não é prejudicar nenhum estabelecimento o papel do fiscal é garantir para a segurança de todos que as melhores politicas de segurança e qualidade são aplicadas dentro da instituição.
O fato é que o processo para receber a visita da vigilância sanitária começa meses antes e por mais que se prepare para tal visita pode ser que ocorram algumas não-conformidades. Todavia, tudo é feito do bom senso e razoabilidade.
No final do dia ao se passar por mais 01 inspeção fica o senso de dever cumprido e a certeza que estas visitas são essenciais para o desenvolvimento da qualidade dos serviços prestados por parte da instituição.
Agradecemos toda a equipe do Hospital Santa Luzia por toda dedicação e empenho por mais este inspeção.
Comments