Visita Comunidade Terapêutica parceria a vista


Em parceria com da Fundação Canadense Hacking Health o Associação Hospitalar Santo Expedito visitaram a Comunidade Terapêutica mantida pela Fundação Hermon na cidade de Porto União - Santa Catarina.


O Hospital Santa Luzia possui uma ala de Saúde Mental. O objetivo de uma ala de Saúde Mental dentro de um Hospital é basicamente receber pacientes em estado considerado crítico e que a rede de apoio assistencial em saúde não consegue dar o devido apoio e suporte. O objetivo do hospital é basicamente trabalhar para que o paciente saia da fase "crítica" para ter condições para continuar o tratamento de forma adequada em uma instituição próxima a seu vinculo familiar. Geralmente esta instituição é o CAPS (Centro de Apoio Psicossocial). Em complemento e/ou apoio ao trabalho dos CAPS existem as Comunidades Terapêuticas.



Para ficar mais fácil a compreensão façamos a simples analogia: A pessoa está em estado crítico no consumo de álcool ou drogas e a família não sabe mais o que fazer. Este paciente ficará provavelmente será encaminhado para internação em um hospital com ala de saúde mental onde ficará por um período que geralmente varia entre 30 e 90 dias. Este prazo é suficiente para o paciente estabilizar-se minimamente para ter condições de prosseguir com o tratamento de forma adequada.


O tratamento de forma adequada ocorre em uma Comunidade Terapêutica e/ou CAPS e geralmente leva meses.




Apesar da importância da continuidade do acompanhamento após alta do hospital o fato é que menos de 5% dos pacientes vão para uma comunidade terapêutica ou até mesmo procuram o CAPS local para o tratamento adequado. Infelizmente, tal atitude acaba por causar um grande índice de reincidência na internação hospitalar (acima de 60%).


Com o espírito de transformar realidades e ser mais resolutivo no combate ao vício da dependência do Álcool e Drogas é que a Fundação Hermon e a Associação Santo Expedito fizeram este primeiro movimento de aproximação para estimular que os pacientes que recebam alta do Hospital voluntariamente se dirijam a Comunidade Terapêutica diminuindo assim significativamente as chances de recaída.


Que os frutos de tais ações sirvam de referência e inspiração a toda a comunidade.


#saudemental #hermon

378 visualizações0 comentário