Ponte Serrada sedia etapa da 5ª Conferência Estadual de Saúde Mental



Depois de 1 década voltou a ocorrer em Santa Catarina a Conferência de Saúde Mental. O objetivo de tal conferência é ajustar as diretrizes das políticas existentes, bem como, sugerir novas ações e/ou programas. Sempre é importante lembrar que a temática Saúde Mental é vasta e abrange desde questões relacionadas a álcool e drogas a questões relacionadas a depressão, transtorno mental, dentre outros. Em tempos de pandemia o aumento de casos cresceu consideravelmente.


Ponte Serrada uma vez mais mostra seu protagonismo ao sediar a etapa micro regional em parceria com o Município de Passos Maia e apoio do Hospital Santa Luzia. De forma inédita a concepção do programa a ser apresentado na ação Macro Regional e posteriormente estadual, desde o início se deu de forma coletiva, envolvendo as Secretarias de Saúde, Hospital e usuários do SUS.



O Hospital Santa Luzia com a estreita relação que possui com a ONG Hacking Health, conseguiu articular a vinda para Ponte Serrada da palestrante Sandra Vitorino. Sandra Vitorino trabalha mais de 30 anos com o tema Saúde Mental e foi a responsável pela implantação de diversos serviços no munícipio de Joinville, além de ser membro da diretoria do Conselho Estadual de Saúde Mental.



Sandra permaneceu 3 dias na região onde além de ser palestrante durante a conferência também ficou a disposição para esclarecimento de dúvidas e diretrizes no programa a ser apresentado na etapa Estadual.


A proposição de implantação de um CAPS (Centro de Atenção Psico Social) na região foi uma das novidades propostas e que quando implantada será de grande impacto à região.



O Hospital Santa Luzia é um Hospital Geral que possui uma ala de saúde mental, ou seja, o papel principal do hospital é estabilizar o paciente e/ou tira-lo de uma crise/surto cabe ao serviço de acolhimento local a continuidade no tratamento deste paciente. Quando o paciente tem dificuldade de acesso a este serviço o índice de recorrência a internação no Hospital aumenta consideravelmente.


Com o surgimento de novos serviços e um trabalho em rede eficiente é possível causar um impacto social considerável através do aumento na resolutividade do tratamento.

Parabéns Ponte Serrada, Passos Maia e toda a comunidade pelo pioneirismo e protagonismo


#hsantaluzia #saudemental #passosmaia #ponteserrada

92 visualizações0 comentário