top of page
digital3670

Hospital Santa Luzia Recebe o Projeto "Notas para a Vida"

Na manhã desta terça-feira (30), o Hospital Santa Luzia, iniciou o dia com uma ação aos colaboradores que estavam na escala de trabalho através de um projeto "Notas para a Vida" promovendo um ambiente de carinho, amor e calor humano e muita música para criar momentos de alegria e esperança. A realização do evento nesta manhã de terça-feira trouxe também uma reflexão profunda sobre a necessidade de estender a mão ao próximo e cuidar de quem cuida.


As experiências vivenciadas durante a iniciativa nos mostram que o envolvimento comunitário, a doação e a amizade são essenciais. O "Notas para a Vida" trouxe através da música à luz as realidades que muitos pacientes enfrentam, revelando não apenas o sofrimento físico e psicológico, mas também a força que a solidariedade pode gerar em momentos de fragilidade.

Jair Marcelo Petry Fundador do Projeto Notas Para Vida salienta que é fundamental doar carinho e calor humano, mesmo em pequenas porções, com qualidade, com atenção e desprendimento. “Dar e receber! Estas são duas máximas onde compreendemos que na passagem por esta vida sozinhos somos muito pouco, tudo faz mais sentido quando nos importamos com o outro. Em cada lugar, muitas vidas em jogo. Em cada vida, muitas histórias. Em cada história, muitas experiências que, quando compartilhadas, se transformam em novos conceitos dando um melhor entendimento do que realmente significa esta grande jornada chamada vida.”, destaca Petry.


Dentro das paredes de hospitais, especialmente na Unidade de Cuidados Prolongados (UCP), muitos enfrentam longas jornadas de cura, às vezes aguardando um milagre, são apenas algumas das histórias que ecoam na unidade.


Entre eles, estão também os pacientes da ala da saúde mental, que enfrentam um estigma significativo na sociedade, buscando um lugar onde possam ser tratados com dignidade e respeito.


Petry destaca ainda que é aqui que a música faz mais sentido, pois ela é a cura para a alma, anunciada, desde os tempos da antiguidade, pelo filósofo grego Aristóteles. “Meus talentos. Meu melhor tempo. Meu amor, minha paciência, minha dedicação, são para estes que, por instantes aliviam suas dores, ao som das notas musicais tocadas ao piano.”, enfatiza o músico.


Este projeto está em seu 6º ano de realização,80 instituições atendidas, sendo que já passa de 16 cidades contempladas em Santa Catarina e no Estado do Paraná totalizando mais de 1 milhão de pessoas alcançadas. De acordo com a Coordenadora da Saúde Mental Laísa Mendes a vinda deste projeto para a Associação Hospitalar Santo Expedito foi possível através de uma indicação da empresa Celulose Irani.


Ações simples, como um sorriso ou uma palavra de conforto, podem ter um impacto profundo na vida de quem está sofrendo. Com cada nota deixada, a mensagem é clara: não estamos sozinhos nessa luta. O projeto nos lembra que, mesmo em meio ao sofrimento, é possível encontrar luz e propósito.


Na busca pela cura e pela superação, o Hospital Santa Luzia reafirma seu compromisso com a saúde e o bem-estar de seus pacientes. O "Notas para a Vida" não é apenas um projeto; ele foi um chamado para todos nós. Que possamos levar essa mensagem para além dos corredores do hospital e fazer a diferença na vida de quem mais precisa. A prática do amor e a solidariedade deve ser uma constante em nosso cotidiano, iluminando os caminhos de todos aqueles que se encontram em situações de vulnerabilidade. “Agradecemos imensamente a vinda deste projeto e nossas portas e corações estarão sempre abertos para receberem ações que acalentam e alegram nosso ambiente.”



57 visualizações0 comentário

Коментарі


bottom of page